COMO FAZER SABÃO LÍQUIDO DE ÁLCOOL E LIMÃO - EXTRAORDINÁRIO com Fran Adorno


Mais uma vez estou aqui com uma super receita (extraordinária) Sabão liquido caseiro com álcool e limão!!! Este é um sabão limpeza pesada! excelente para lavar roupas e serve também para lavar louças.

Você joga resto de gordura fora, ou no ralo ou até mesmo na terra; não faça mais isso!! pois você estará contribuindo para a degradação do meio ambiente, recicle seu óleo usado e faça um lindo sabão e de quebra ainda irá economizar muito. Um litro de óleo de cozinha tem o potencial de contaminar milhões de litros de água.... então junte esse óleo e faça sabão!!!

A receita é bem simples, preste muito atenção na hora do preparo pois isso reduz as chaces de erro a 90%

Ingredientes:

08 limões
2/5 lts de álcool de posto ( não serve álcool de mercado)
500 gramas de soda caustica em escamas
02 lts de óleo usado
12 lts de água (a água de chuva é a melhor que existe, de poço poço também fica muito bom)

Opcional:

01 kg de açúcar
essência
corante

Como fazer esse sabão EXTRAORDINÁRIO:

Corte os limões, esprema, complete com água até dar um litro de suco de limão. Não jogue as cascas fora, faça o desinfetante de limão, receita aqui. Esquente esse suco de limão, levemente morno. Coloque o suco num balde grande ou bacia.

PRESTE BEM ATENÇÃO NA SODA CAUSTICA, ela é a causa de 95% dos erros, geralmente quando o sabão não presta, (desanda) a culpa é da soda... Procure no RÓTULO DA EMBALAGEM, a concentração da soda, uma soda boa a concentração dela é de 96-99%, quando ela tem concentração é visível!!! quando ela não tem concentração especificada é por que é uma soda fraca. Caso a sua soda tenha concentração, você irá usar 500 gramas de soda, mas, se você não encontre a concentração terá que usar 680 gramas de soda.


No balde onde já se encontra o suco de limão morno, adicione a soda, nesse momento a mistura ira ferver, cuidado!!! Use os equipamentos de proteção, luva, mascara e óculos. Mexa um pouco para soda dissolver.

Em uma panela grande leve os dois litros de óleo para esquentar, bem quente!!! 80 graus aproximadamente! Quando estiver bem quente, retire do fogo e adicione os 2/5 de álcool, adicione devagar e mexa bem para o álcool se misturar no óleo. É preciso esquentar o óleo pois o álcool é frio e ambos ingredientes devem estar na mesma temperatura.

Depois de misturar o álcool no óleo, leve toda essa mistura para o balde onde se encontra a soda e o suco de limão... despeje com cuidado, novamente irá ferver, pois ambos ingredientes estão todos quentes. Mexa bem ou melhor, mexa por uns 15 minutos. Enquanto você mexe, pede ajuda para alguém colocar os 12 litros de água no fogo, esses 12 litros de água tem que estar quente (quente esperto) não fervendo...

O ponto certo para colocar a água quente (12 litros) é quando  a mistura do balde começa a criar uma nata (no vídeo eu mostro bem) NÃO COLOQUE A ÁGUA QUENTE ENQUANTO NÃO CRIAR ESSA NATA. Assim que você ver a nata, está na hora de colocar a água quente. Adicione e mexa por mais uns 5 minutos.

Caso você queira colocar o açucar, dissolve-lo em 300 ml de água.

Depois de adicionar a água e mexer por uns 5 minutos, caso você queira colocar os ingredientes adicionais, essa é a hora. O sabão não muda a eficacia com esses ingredientes adicionais. Caso não queira colocar, o seu sabão já está pronto, agora é só esperar esfriar por 12 horas e engarrafar.

Caso queira colocar os ingredientes adicionais, coloque primeiro o açúcar e depois a essência. O corante é bom colocar depois das 12 horas, que dai ele já estará frio e fica mais fácil pra você identificar a cor.

Fiz o vídeo com todo passo a passo, é interessante que você veja mais de uma vez para não errar na hora de fazer o sabão:



Se você gostou, COMPARTILHE!!
Um beijoooooo
Postar um comentário