SABÃO DE COCO CASEIRO - Saiba como fazer o melhor sabão do mundo com Fran Adorno


Agora você pode fazer o melhor sabão do mundo!!! Sabão de coco caseiro!!! O sabão de coco é muito conhecido por seu poder de limpeza e além de limpar ele amacia as roupas!!!! Tudo isso devido as propriedades que o coco tem!

Agora você não precisa mais jogar aquele óleo de fritura fora, quando jogamos fora acaba prejudicando o meio ambiente. Que tal guarda-lo para fazer um sabão de ótima qualidade! Esse sabão de coco é bem fácil de fazer, leva pouco óleo, rende bastante e é um sabão de primeira qualidade!!!! Gente e o melhor, é um sabão ecologicamente correto! não vai prejudicar o meio ambiente como os produtos de limpeza convencionais fazem!! Aqui no blog tem outras receitas falando de sabão, um deles que é o meu SABÃO EM PÓ ecologicamente correto, nele eu falo como a espuma branca prejudica o meio ambiente, se você ainda não viu basta clicar aqui.

Veja como é fácil fazer o sabão de coco caseiro, eu chamo de sabão artesanal, pois ele fica lindo! é rápido, você vai deixar as roupas da sua família limpinha, cheirosa, e de quebra, ainda vai economizar muito, com menos de $10,00 reais você faz mais de 20 barras!!! gente isso é uma verdadeira economia domestica!!! e como eu eu falei, mais vale a pena repetir, você não estará poluindo o meio ambiente, pois é um produto ecologicamente correto!!!.

Ingredientes do sabão de coco caseiro:

02 cocos (maduros, secos)
2/5 lts de óleo usado (óleo de fritura) pode ser qualquer óleo
500gr. de soda caustica em escamas (veja no vídeo a explicação que dei sobre a soda, logo abaixo)
01lt de água na temperatura ambiente
200ml de vinagre (qualquer vinagre)

Como fazer o sabão de coco:

Primeiramente bata o coco no liquidificador utilizando a água (01 litro) Bata até virar um creme, (NÃO PRECISA FERVER, NEM ESQUENTAR) após virar um creme (como mostrado no vídeo) coloque em um balde ou bacia. Em seguida adicione a soda (cuidado com a soda, utilize os EPIs) equipamentos de segurança - luvas, óculos e máscara. Mexa até a soda dissolver completamente, isso leva uns 5 minutos,  em seguida adicione o óleo (se você mora numa região muito fria, esquente levemente o óleo - tipo leite para bebê) e bata bastante, quando começar a engrossar está na hora de colocar o vinagre, bata bem. Se for bater manualmente, isso vai levar uns 25 minutos batendo, se preferir (acelerar o processo) utilize uma batedeira (não estraga tá, o produto final é sabão) na batedeira você só irá precisar bater aproximadamente uns 8 minutos. Vale lembrar que esse tempo batendo é relativo ao clima, lugares mais frios o sabão demora mais para engrossar... Quando ele estiver em ponto de doce está na hora de colocar nas formas. Deixe esfriar por 5 horas, após esse período desenforme e corte. Depois de cortado deixe secar por 10 dias, só após esse tempo que o sabão já está pronto para o uso!!! Serve tanto para lavar roupas, (excelente, limpa bem bem) como para lavar louça (panelas brilhantes).

Fiz o vídeo com mais detalhes, vale a pena você assistir para ver a consistência certa do sabão, clique na figura abaixo:



SE GOSTOU, COMPARTILHE!!!
MUITO OBRIGADO!
Postar um comentário